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quarta-feira, 30 de abril de 2008

Linux nas Escolas

pias de Segurança em Linux

Neste artigo vamos abordar as possibilidades da utilização de Software Open Source nas Escolas, as vantagens e condicionantes, assim como conhecer algumas soluções existentes para o mercado da Educação.

Muitas das vantagens apresentadas são aplicáveis não só às Escolas, mas a todas as entidades Públicas e Privadas, que optem por utilizar o Linux na sua actividade.

O Custo

Desde logo, o custo é um factor relevante, principalmente num sector com recursos financeiros escassos. Mesmo existindo licenciamentos específicos para Educação por parte dos principais fabricantes de software, o custo de licenciamento é elevado devido à grande quantidade de máquinas que equipam cada instituição escolar.

No caso de a opção pelo Sistema Operativo se mantiver no Windows, existem várias aplicações Open Source com a mesma qualidade em relação às concorrentes tradicionais, e que não implicam gastos em licenciamento. É o caso do Mozilla Firefox (www.mozilla-europe.org/pt/products/firefox/) nos Navegadores de Internet, o Mozilla Thunderbird (www.mozilla-europe.org/pt/products/thunderbird/) nos clientes de correio electrónico, ou o OpenOffice.org (www.openoffice.org) nas Suites de Produtividade.

Numa opção mais radical, o próprio Sistema Operativo poderá ser baseado em qualquer uma das várias Distribuições Linux, eliminando ou reduzindo radicalmente os custos de Licenciamento.

Por outro lado, a poupança seria notória a nível de Hardware, pois os requisitos para a utilização do Linux não são comparáveis com os do Windows XP, nem com os do Windows Vista. Das máquinas recebidas pelas Escolas nos anos mais recentes verificamos que as mesmas já se estão a tornar lentas, devido em grande parte às actualizações do Windows. Por outro lado, nos casos das Escolas que disponham de Acordos de Licenciamento em Volume, não encaro com tranquilidade o upgrade para o Windows Vista, devido à (ainda) instabilidade e ao “peso” deste novo Sistema Operativo. A opção pela instalação do Linux nestes computadores dará uma nova vida a estas máquinas, que de outra forma teriam que ser substituídas ou actualizadas em Hardware.

A Segurança

A utilização intensiva dos computadores por crianças e jovens levanta problemas de segurança quer do próprio computador, quer dos conteúdos acedidos.

O Linux apresenta soluções a estes níveis com investimentos muito baixos...

A nível da segurança do computador, a imunidade de ataques de Vírus e outro Malware reduz os custos de manutenção do parque informático, associando-se o facto de em Linux os utilizadores não poderem alterar configurações às quais não estão associadas as respectivas permissões, implica uma maior estabilidade dos computadores.

Tudo isto liberta tempo aos responsáveis por esses computadores para tarefas mais produtivas do que detecção e eliminação de Vírus e reinstalação de Sistemas Operativos. Por outro lado, reduz os custos de licenciamento de software Anti-Vírus.

A Internet, embora possa ser uma fonte quase inesgotável de informação importante e relevante, é igualmente, propensa a utilizações inadequadas, principalmente para as crianças e jovens. O recurso a um servidor Linux para a tarefa de Proxy no acesso à Internet permite filtrar conteúdos (por categorias: sexo, violência, redes sociais), páginas especificamente indicadas (hi5.com, orkut.com) e aplicações (MSN, peer-to-peer, etc) de modo a minimizar estes riscos. Assim será garantida a utilização dos computadores da Escola para os fins que se destinam.

As Aplicações

De que serviria a utilização do Linux se não existirem as aplicações necessárias?

Por um lado, existem aplicações genéricas de navegação na Internet, Correio Electrónico ou de Produtividade, às quais já fizemos referência.

No entanto, existem muitas outras aplicações especificamente utilizadas pelo sector da Educação, e que variam em função das faixas etárias a que se destinam.

Um dos grupos que mais produz este tipo de aplicações são as editoras de Manuais Escolares. Infelizmente a grande maioria apenas podem ser executadas em Windows. A solução mais simples passará pelo desenvolvimento em ambiente web, baseado em Flash, Java e outras aplicações independentes de Sistemas Operativos. Esta opção, para além de permitir o acesso a outros Sistemas Operativos para além de Windows, necessita de menores recursos nos computadores, permitindo a utilização de máquinas mais antigas.

Existem ainda aplicações e Distribuições dirigidas para a Educação, algumas das quais vamos apresentar neste artigo.

Edubuntu

Como não poderia deixar de ser, o Ubuntu tem uma versão específica para Educação, designada Edubuntu (www.edubuntu.com). A grande diferença em relação à versão normal é a inclusão de um conjunto de aplicações vocacionadas para o Ensino. Todo o restante sistema é exactamente igual ao Ubuntu.

Caixa Mágica 12

A distribuição portuguesa Caixa Mágica lançou a sua mais recente versão 12, a qual como já referimos no artigo anterior é baseada na Mandriva. No âmbito do programa e-escola (www.eescola.net), este Sistema Operativo pode ser pedido no computador Fujitsu-Siemens fornecido pela operadora TMN em detrimento do Windows Vista.

Potato Guy

Vocacionado para crianças, permite brincar com os olhos, nariz, boca e outros membros de modo a construir um boneco baseado numa batata e cada escolha por uma peça emite diferentes sons.

O Potato Guy desenvolve o potencial criativo das crianças de forma divertida, apenas com a utilização do rato. Acrescenta a vantagem de aumentar a destreza da criança na utilização de botões de menus.







Tux Paint

O Tux Paint é um programa de desenho, mas neste caso, para além dos habituais pincéis, lápis e o

utras formas disponibilizadas, este programa disponibiliza “selos” representando diferentes imagens que podem ser adicionadas ao desenho. O botão “mágico” cria efeitos tipo chuva, nevoeiro ou distorção do desenho. Existe muita interacção através do som emitido pelo programa.







Tux Math

Excelente jogo para estimular o cálculo mental. O jogador assume o papel de um Pinguim que dispara contra os objectos que caem do topo do ecrã. No entanto, para disparar e acertar, o jogador deverá inserir através do teclado o resultado da operação correspondente ao objecto em queda. Existem três níveis de dificuldade, os quais implicam operações mais complicadas e com mais dígitos.











Kalzium

Programa de apoio ao estudo da Química.











GCompris

O GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas actividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das quais são de orientação lúdica, mas sempre com um carácter educacional:

  • descoberta do computador: teclado, rato, diferentes usos do rato, ...

  • álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...

  • ciências: controlo do canal, ciclo da água, o submarino, simulação eléctrica, ...

  • geografia: colocar o país no mapa, ...

  • jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...

  • leitura: prática de leitura

  • outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vectorial, ...

Nas Instituições de Ensino Superior já é possível encontrar o Linux nos computadores, fruto do trabalho dos seus responsáveis técnicos. O mesmo não acontece na grande maioria das Escolas Secundárias e dos 1º ao 3º ciclos. Nestes casos, os responsáveis pela manutenção dos computadores são normalmente professores de TIC, os quais estão mais habituados a trabalhar com sistemas proprietários.

A formação de futuros profissionais deveria passar pela sua qualificação multi-plataforma, potenciando a capacidade de adaptação na vida profissional aos vários Sistemas Operativos. Do trabalho que temos desenvolvido verificamos que mesmo algumas pessoas com formação superior demonstram muitas dificuldades na adaptação a aplicações alternativas às habitualmente utilizadas, ou até mesmo a novas versões das aplicações que sempre utilizaram. Como exemplos, vejam-se as dificuldades apresentadas na adopção do OpenOffice.org e até mesmo na Versão mais recente do Windows e do Office da Microsoft. É este tipo de competências que urge transmitir aos jovens para que estes sejam formados com maior grau de literacia tecnológica.

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