Pesquisa Google

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aceder a equipamentos em redes remotas com SSH.


Uma das funcionalidades mais interessantes que utilizo com regularidade para aceder a equipamentos com configuração na porta 80 (interface web) é o ssh com o recurso à opção -L.

Um dos exemplos clássicos é a necessidade de configurar um telefone IP num cliente.

Nestes casos, o telefone pode ser configurado por http num browser, mas o facto de me encontrar fora da rede do cliente e a porta 80 apontar para um outro equipamento, no NAT do router levanta um problema que soluciono com o ssh.

Para tal, basta abrir o terminal e digitar o seguinte comando: ssh root@ip_externo_cliente -L porta_a_utilizar:ip_interno_do_telefone:80

Desta forma, apenas o root pode aceder e criar esta ligação. A partir deste momento basta-me abrir o browser do meu computador e aceder ao endereço localhost:"porta_a_utilizar" e voilá, estou lá dentro!

Caso necessitem de mais esclarecimentos sobre esta funcionalidade, basta contactar-me!

Divirtam-se e sejam produtivos com o LINUX!






Sem comentários: