Pesquisa Google

domingo, 26 de outubro de 2008

Aplicações de Produtividade e de Gráficos em Linux

ópias de Segurança em Linux

Nas próximas páginas conheça as aplicações de produtividade e de Gráficos que acompanham o Linux de origem. Muitas mais podem ser instaladas facilmente pelo utilizador, pois a oferta é enorme!

Aplicações de Produtividade

As aplicações de Produtividade, nas quais se incluem os Processadores de Texto, as Folhas de Cálculo, aplicações de desenho, apresentação de diapositivos e Bases de Dados, são fundamentais para todos os utilizadores de computadores.

Desde o estudante até aos profissionais , todos utilizamos estas ferramentas com maior ou menor grau de complexidade.

Neste âmbito, o domínio é absoluto por parte da Microsoft com a Suite Office. De facto, o resultado de tantos anos de existência nos computadores de todos nós criou um elevado grau de habituação, transformada em “familiaridade” ao longo de várias versões do Office.

Por contraponto, o aparecimento do OpenOffice abriu a possibilidade de cada utilizador optar por uma alternativa gratuita e muito semelhante em performance e funcionalidades.

O principal marco na existência do OpenOffice aconteceu a partir do momento em que passou a ser possível abrir, editar e gravar ficheiros compatíveis com o Office da Microsoft. Embora, ainda hoje com alguns problemas em manter a formatação dos documentos, a possibilidade de intercâmbio de ficheiros entre as duas suites de aplicações de produtividade facilitou bastante a vida aos utilizadores do programa gratuito.

Algumas diferenças saltam à vista quando se compara o OpenOffice com o Office, desde logo, o aspecto visual do OpenOffice é menos apelativo, embora a grande parte das barras apresentem as mesmas funções das congéneres do Office.

Por outro lado, verificamos algumas falhas na inserção de fórmulas matemáticas no processador de texto, embora no OpenOffice seja disponibilizado o “Math”, este não é tão intuitivo e completo quanto o “Equation” da Microsoft.

No entanto, para a utilização que geralmente é realizada pela maior parte dos utilizadores, o OpenOffice disponibiliza todos os meios e ferramentas para essas exigências.

Uma das funcionalidades mais interessantes do OpenOffice é a possibilidade de exportação dos ficheiros criados para PDF directamente do documento e sem custos!

Da nossa experiência na implementação do OpenOffice verificamos um elevado grau de retorno ao Office da Microsoft sem aparente “incompatibilidade” técnica, mas mais baseado no “hábito” dos utilizadores...

Com o aparecimento do Office 2008 da Microsoft, o qual representa uma ruptura acentuada com as anteriores versões, quer em performance, quer no aspecto gráfico, será que os utilizadores sentem a mesma dificuldade sentida com o OpenOffice? Do que conseguimos verificar com alguns casos analisados, os utilizadores parecem estranhar o Office 2008, mas com algum esforço acabam por continuar a trabalhar com o novo Office. O que nos leva a uma questão: o facto de ter o “carimbo” Microsoft levará o utilizador a esforçar-se mais para se adaptar?

Esta é uma questão que gostaríamos que responda e nos deixe o seu comentário com opinião ou experiência pessoal.


Em Linux o OpenOffice é a Suite de produtividade por excelência, no entanto, de base é incluído o KOffice, o qual tem funcionalidade semelhantes mas é efectivamente menos completo e apelativo do que o OpenOffice. Mas é uma excelente escolha para utilizar em computadores mais antigos e para os quais o OpenOffice é demasiado pesado. Com o lançamento da Versão 4 do KDE, o KOffice terá uma pausa devido à necessidade de adaptação de programação, visto ser incompatível com as versões lançadas para o KDE 3.5 (actual). De acordo com o grupo de trabalho do KOffice, a previsão do lançamento está apontada para a versão 4.1 do KDE.

A Suite do OpenOffice está dividida nas seguintes aplicações:

  • OpenOffice: abre a Suite permitindo utilizar qualquer uma das ferramentas abaixo indicadas;

  • OpenOffice Escrita: Processador de Texto / Editor HTML;

  • OpenOffice Cálculo: Folha de Cálculo;

  • OpenOffice Impressão: Apresentação de Diapositivos;

  • OpenOffice Desenho: Edição de Desenhos;

  • OpenOffice Base: Bases de Dados.

Outras aplicações de Produtividade

Adobe Reader – A Adobe disponibiliza o seu leitor de ficheiros PDF para Linux, sendo este semelhante em todos os Sistemas Operativos (Windows, Mac e Linux);

KAddressBook – O KAddressBook é o livro de endereços ou agenda principal do KDE. Permite gerir os contactos de forma eficiente e confortável.. Com uma interface semelhante ao Outlook da Microsoft permite ler e gravar contactos locais, de Servidores LDAP e de Bases de Dados em SQL;

KGhostView – Esta aplicação mostra e imprime ficheiros nos formatos PostScript (.ps, .eps) e Printable Document Format (.pdf). É o visualizador de base do KDE;

Kivio – Incluído no KOffice, o Kivio é a ferramenta de fluxogramas e diagramas;

KOrganizer – O KOrganizer é um Gestor de Informações Pessoais (PIM). Permite agendar compromissos, eventos e notas “A Fazer”. Trata-se da Agenda incluída no KDE;

KPDF – Como já vimos, em Linux nunca temos uma aplicação única para determinada funcionalidade e neste caso, para a leitura de ficheiros Adobe Acrobat PDF temos mais uma alternativa: o KPDF. Cabe ao utilizador optar entre o Adobe Reader, KGhostView e KPDF;

KPlato – O KPlato é uma aplicação de Gestão de Projectos do KDE, integrado no KOffice;

KThesaurus – Esta aplicação é uma mistura entre dicionário e ferramenta de sinónimos onde lista as palavras relacionadas;

Scribus – O Scribus é um Editor de Publicações disponível para Windows, Mac e Linux;

GnuCash – O GnuCash permite gerir as finanças pessoais. Embora seja uma aplicação do GNOME, funciona em pleno no KDE;

Aplicações de Gráficos

As aplicações de captura, edição e manuseamento de imagem não podiam faltar num sistema, pelo que em Linux são disponibilizadas algumas, as quais passamos desde já a conhecer.

digiKam – O digiKam é um Gestor de Fotografias do KDE;

GIMP – O GIMP é uma aplicação muito completa de edição de fotografia. É disponibilizado para Windows, Mac e Linux;

Google Picasa – O Google Picasa oferece funcionalidades de localização e organização de fotografias, com edição e partilha na Internet;

Gwenview – O Gwenview é um visualizador de imagens incorporado no KDE. este programa está associado ao Konqueror e é o responsável pela visualização de imagens neste explorador de ficheiros;

KSnapShot – O KSnapShot é uma aplicação de captura de imagens do ecrã. É possível capturar imagens de ecrã inteiro, de apenas uma janela ou de uma região determinada. É a ferramenta utilizada para a captura das imagens dos Artigos sobre Linux na BiT!

showFoto – Trata-se de mais um visualizador de imagens. O showFoto tem a particularidade de apresentar em destaque as propriedades do ficheiro de imagem em utilização.

Sem comentários: